8jun2015
SEO e Google Analytics

Importância do SEO e Google Analytics

Não é nenhum segredo que hoje em dia em todos os ambientes de marketing se fala do SEO e do Google Analytics, todos querem essas ferramentas presentes nas suas estratégias de Marketing Digital e nos seus sites. O fato é que viraram moda, mas ainda são muitos os profissionais que não sabem o que realmente significa aplicar essas técnicas nem como aproveitá-las adequadamente.

Começamos com um pouco de culturinha geral: a palavra SEO vem do inglês Search Engine Optimization, e consiste na otimização de um site para que seja bem posicionado através de palavras-chave nos resultados dos mecanismos do Google (e outros mecanismos de pesquisa). Essa é a definição mais simples e conhecida, mas na verdade o significado do SEO vai além disso: é criar sites com conteúdos de qualidade, com um layout atrativo, bem organizados, interativos, funcionais, acessíveis e fáceis de utilizar.

Mas, porque incluir esses fatores mais “subjetivos” na definição clássica do SEO? Porque cada dia mais, o famoso Googlebot (sim, esserobô que visita os sites analisando sua qualidade) consegue simular o comportamento das pessoas no momento da navegação. Não é mais suficiente otimizar pensando só nesses robôs ou spiders, agora também devemos fazê-lo para garantir a melhor experiência de usuário (o que na verdade sempre deveria ter sido nossa prioridade) e isso envolve irremediavelmente incluir todos esses elementos extra na definição.

Sobre o Google Analytics, posso falar sem medo a criar disputa que é a ferramenta mais famosa para medir o retorno das ações SEO e da presença online, além de definir o perfil dos clientes, oferecendo estatísticas detalhadas do tráfego do site.

A sinergia entre o SEO e o Google Analytics deve ser a base da estratégia geral de Marketing de toda empresa moderna. E falei geral de propósito, pois sua importância vai além do mundo digital. Mas, realmente esses fatores podem e devem influir tanto? Com certeza!

Para ilustrar essa dependência vamos imaginar, por exemplo, uma empresa local que oferece produtos e serviços numa cidade qualquer, e vamos supor que já aplicou as técnicas de SEO no site dela. Seguem alguns poucos exemplos de como a análise de resultados através do Google Analytics pode influir no feedback sobre os elementos SEO e a estratégia de Marketing:

  • Uma elevada taxa de rejeição na home page reflete que o usuário não achou ela interessante, e deveremos revisar o SEO da página: desde as palavras-chave até o layout e demais fatores;
  • A identificação das páginas com mais tráfego vai mostrar quais seções, produtos ou serviços são mais interessantes para o público: melhoraremos as páginas com menos visitas, colocaremos promoções em aquelas com mais tráfego para atingir mais usuários e consideraremos essa preferência dos usuários no planejamento de ações offline;
  • Um elevado número de visitas desde cidades vizinhas pode ser uma oportunidade para ampliar o raio de ação da empresa e atingir um público maior;
  • A análise do idioma de acesso ao site pode mostrar a necessidade de criar versões dele em diferentes línguas aplicando o SEO, e redefinir o público alvo na estratégia de Marketing;
  • Se muitos usuários utilizarem dispositivos móveis para visitar o site, a criação de uma versão mobile virará necessária;
  • A análise do tráfego que chegou no site através de mecanismos de pesquisa, vai permitir comparar as palavras-chave escolhidas pela empresa com aquelas que o usuário realmente utiliza, influindo em todos os textos e conteúdos para ações online e offline;
  • As visitas que chegaram desde outras referências, vão definir a necessidade de reforçar a presença nas redes sociais, a parceria com outros sites, a inversão em banners e publicidade online e o relacionamento com bloggers.

Esses são só alguns dos motivos pelos que apresentamos o SEO e a análise através do Google Analytics como uma disciplina relevante, e não simplesmente como as palavras de moda. Aplicar essas técnicas em nossos site e na nossa empresa vai proporcionarmos um maior conhecimento do mesmo, que sem dúvida vai se traduzir em melhores resultados.

Estamos falando de futuro, da base para o bom desenvolvimento e evolução de toda empresa moderna. Bem-vindos à era do Marketing Digital.

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