Home / Inovações Tecnológicas / Alemanha se compromete com internet de 50Mbps para toda população

Alemanha se compromete com internet de 50Mbps para toda população

A Alemanha se comprometeu levar internet banda larga com velocidade de 50 Mbps a toda a população do país até 2018. O número é dez vezes maior do que a média global (5 Mbps), segundo relatório da Akamai, divulgado no primeiro trimestre de 2015.

Se o projeto der certo, a Alemanha terá o dobro da velocidade média da internet na Coreia do Sul, que é de 23,6 Mbps – a maior do mundo. O investimento para tornar essa meta realidade em três anos é de 2,7 bilhões de euros.

Para levar a internet de alta velocidade para todos os cantos do país, o Ministério de Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha espera também contar com a ajuda da comunidade, que ficará responsável por estender o sinal para pontos em que as empresas não tenham interesse.

Um exemplo disso é que as comunidades deverão fornecer infraestrutura, como cabos de fibra óptica, e alugá-la às companhias de internet. Outra iniciativa seria buscar maneiras de levar o acesso à internet banda larga onde ainda não há.

A Federação Alemã não será a única responsável pelo investimento, mas financiará até metade dos custos. A combinação da verba com programas de desenvolvimento dos estados alemães é possível e pode oferecer mais 40% do financiamento. Com isso, a comunidade teria, então, que fornecer os 10% restantes.

Cerca de 70% da população alemã já tem internet banda larga com velocidade média de 50 Mbps. A iniciativa do ministério é levar a mesma velocidade de transmissão de dados para os demais 30% do país.

Verifique também

Conheça o Opera Neon, o navegador que vai se misturar à Área de Trabalho

Se você está nessa brincadeira de internet há algum tempo, há uma grande chance de ...